Página Inicial
Mafra (SP), 28 de novembro de 2014 - 06:16
Rede SBC - Notícias
SAÚDE
Pelé é transferido para UTI e faz hemodiálise em hospital de SP
Ex-jogador está no Albert Einstein e trata infecção abdominal....
VG Acontece
Política
VG ACONTECE CARINHOSAMENTE PARABENIZA O AMIGO E APOIADOR ALEX FERREIRA
Nós da equipe do site  VG Acontece parabeniza o empresario, e amigo Alex Ferreira, por ...
Terezinha Fashion Hair
TTRATAMENTO CAPITAL
A queda capital tem cura mas deve procurar a profissional certa antes que seja tardio demais
Já vimos aqui alguns dos vários motivos para ocorrer a queda capilar....
SBC Marajó - Notícias
POLÍCIA NA REGIÃO
Polícia mata bandido que aterrorizava Bagre
A polícia de Bagre, na ilha do Marajó, na tarde desta segunda-feira (17), no bairro ...
Comunitário MT
POLÍTICA
MCCE pede cassação de 4 deputados em MT por doações suspeitas
Por: Roberto Marques . O MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) ...
Folha da Cidade
HOMENAGENS
Dino Portes, completa, aniversário e recebe os parabéns de colegas de trabalho.
O servidor público e Narrador Esportivo Denamar Portes (o Dino Portes), completou mais um ...
Tapajós Agora
Eleições 2014
Aécio Neves pode ter dificuldade para conquistar evangélicos
O tucano é conhecido como "bon vivant", uma pessoa que sabe aproveitar os prazeres da vida ...
Portal da Baixada News
Política
PV faz encontro de avaliação e projeções para 2016
O presidente estadual do Partido Verde (PV),José Roberto Stopa,  fez uma ...
Várzea Grande - News
NOTÍCIAS RELLIGIOSAS
O vereador Ferrinho foi pela 37ª vez para Aparecida com grupo de 46 romeiros
Da Redação Já pela 37ª romaria o vereador Claido Celestino Batista, o ...
Registro em Foco
SAÚDE
Biomédica fala sobre câncer de próstata no GAPC em Registro
Programação faz parte do Novembro Azul, mês que lembra o combate ao ...
Em aberto
Denúncia
Internauta denuncia más condições da BR-432 em Roraima
DoG1 RR O internauta enviou uma denúncia ao VC no G1 sobre as más ...
Dialética - News
Agronegócios
MANDIOCA: Produtores intensificam colheita e preço recua
A oferta de mandioca tem aumentado para as indústrias processadoras em todas as ...
VG Agora News
Ciência
Dólar em alta provoca queda nos gastos de brasileiros no exterior
O dólar em alta contribuiu para a redução dos gastos dos brasileiros com ...
Balneário Camburiu - News
Artigo & Opinião
A presidenta Dilma Rousseff falou, mas não disse ou disse coisa por coisas!
Não se cura tuberculose por decreto ao fim de passeatas....
Domínio Treinamentos
Artigo & Opinião
18 e 19/04: Chapada Music Festival na Lagoa das Conchas em Chapada dos Guimarães
Um dos mais belos cenários naturais de Mato Grosso vai ser palco da comunhão total ...
Tribuna de Várzea Grande
Manifestação Popular
Moradores de Praia Grande cobram do Prefeito Walace ; Iluminação Pública, Transporte Coletivo, Operação Tapa Buraco. será dia 01/12/14
Os moradores do Distrito de Praia Grande, fara um movimento reevidicando as melhorias para a ...
Investiga Brasil
Manifestação Popular
Imagens do Editor-Chefe do Jornal Acontece Notícias

Dia a Dia

Gengibre vira moda para quem quer alimentação saudável e quer emagrecer

02/09/2013 10:11
Vegetal nativo da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina. A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.                     
 
Principais nutrientes do gengibre
O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gingerol é responsável pelo sabor picante do gengibre.
 
As propriedades terapêuticas do gengibre se devem à ação conjunta de várias substâncias, principalmente encontradas no óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
 
O gengibre também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e potencializam a queima de gordura corporal. 
 
A raiz é composta por vitamina B6, assim como nos minerais potássio, magnésio e cobre, mas tais propriedades se tornam pouco relevantes levando-se em conta o consumo diário da planta. Como trata-se de uma especiaria, bastam pequenas quantidades do gengibre no chá ou preparações culinárias para aromatizar as preparações. Note que a tabela de valores nutricionais abaixo considera 100g de gengibre, porém o uso numa receita pode não alcançar a 2g.
 
Composição do gengibre para cada 100 g
Água (g) 78,88
Calorias (Kcal) 80
Proteínas (g) 1,82
Lipídios totais (g) 0,75
Carboidratos (g) 17,77
Fibras (g) 2
Cálcio (mg) 16
Ferro (mg) 0,6
Magnésio (mg) 43
Fósforo (mg) 34
Potássio (mg) 415
Sódio (mg) 13
Zinco (mg) 0,34
Cobre (mg) 0,22
Manganês (mg) 0,22
Selênio (mcg) 0,7
Vitamina C (mg) 5
Tiamina (mg) 0,025
Riboflavina (mg) 0,034
Niacina (mg) 0,75
Vitamina B6 (mg) 0,16
                                                        
 
Benefícios do gengibre
O gengibre é referência quando se fala em problemas estomacais, pois combate enjoos, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento do câncer e perda de apetite. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos. Não é à toa que uma substância presente na raiz do gengibre é usada na fabricação de medicamentos laxantes, antigases e antiácidos.
Gengibre combina com comida japonesa
A raiz também é bastante utilizada para combater o mau hálito, cólica menstrual e até ressaca. Graças ao poder anti-inflamatório, o gengibre ainda é usado para aliviar dores decorrentes da artrite, dores musculares, infecções do trato respiratório, tosse e bronquite. A planta integra a formulação de xaropes por causa de sua ação anti-inflamatória e antibiótica.
 
O óleo extraído do vegetal é apontado como eficaz no tratamento de queimaduras. Além disso, o gengibre desempenha um importante papel na dieta, pois estimula olfato e paladar, contribuindo com a diminuição do uso do sal para temperar os alimentos. O chá, por sua vez, aumenta o consumo de líquidos, favorecendo a hidratação e ajudando a eliminar as toxinas.
 
Por que o gengibre ajuda a emagrecer
Todas as atividades realizadas pelo corpo consomem energia. Isso inclui o processo digestivo, que pode ser usado a seu favor para emagrecer quando o que está em questão são os alimentos termogênicos, como o gengibre. Esses alimentos são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico.
 
Quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogênico. As substâncias termogênicas contidas no gengibre têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem favorecer o emagrecimento.
 
O gengibre pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. No entanto, sabe-se que não existem milagres quando o assunto é perder peso. Para que o consumo de gengibre com este objetivo mostre resultado, é necessário aliá-lo à dieta regrada e exercícios físicos.
 
Onde encontrar o gengibre
O gengibre pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais.       
 
Como consumir o gengibre
O gengibre pode ser consumido cru, em conserva, como chá ou como óleo. Ele ainda é usado em alimentos e bebidas como agente aromatizante.
 
 
Chá de gengibre
Chás: a infusão de pedaços frescos de gengibre é utilizada no tratamento de gripes, tosses e resfriados. Além de ser um relaxante eficaz, hidrata o corpo e ajuda a eliminar as toxinas, ajudando também no emagrecimento, devido à sua ação termogênica. O preparo consiste em deixar raízes, cascas ou talos de molho por cerca de 30 minutos e, após esse período, acrescentar água e levar o gengibre ao fogo por mais de 30 minutos
Na panela: o gengibre pode ser utilizado no preparo de pratos doces e salgados da culinária. Pode ser encontrado desidratado, fresco, em conserva ou cristalizado. Cuide para não substituir uma forma pela outra nas receitas, pois seus sabores são distintos
Sucos: tem ação anti-inflamatória, favorecendo a eliminação de toxinas do organismo. O suco gera mais disposição para o corpo, melhora a aparência da pele e o funcionamento do intestino. Para ficar mais saboroso, bata no liquidificador com abacaxi, hortelã ou raspas da casca do limão.
Pedaços: mastigar as lascas de gengibre, assim como chupar a bala, ajuda a aliviar a rouquidão e irritações na garganta, mas é preciso atenção, pois, elas somente mascaram a dor. O gengibre irá aliviar os sintomas até que o corpo se encarregue de curar a doença.
Contraindicações para o consumo de gengibre
A princípio, o consumo do gengibre é seguro para a maioria das pessoas. A ingestão da raiz por gestantes é controversa. Alguns especialistas defendem que o gengibre pode afetar os hormônios sexuais do feto e até favorecer um aborto. Estudos sugerem, entretanto, que o risco de malformação em recém-nascidos de mulheres que faziam uso de gengibre não se mostrou mais elevado do que o normal.
 
A raiz também não tem relação com malformações ou partos prematuros. Mesmo assim, recomenda-se que o alimento seja evitado especialmente perto da data do parto, pois ele pode aumentar o risco de hemorragia. Não se sabe muito a respeito da segurança do consumo de gengibre no período de amamentação e, por isso, o ideal é que ele seja evitado.
 
O consumo de alimentos termogênicos, como o gengibre, não é recomendado para quem tem hipertireoidismo, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular. Além disso, crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar dos alimentos termogênicos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.
 
Riscos do consumo de gengibre
O gengibre pode favorecer hemorragias e, por isso, deve ser evitado por pacientes com distúrbios hemorrágicos. Além disso, a raiz mostrou piora em quadros de doenças cardíacas, devendo ser banidas da dieta, neste caso. O vegetal ainda diminui os níveis de glicose no sangue, podendo ser necessário o reajuste das doses de insulina por pessoas que sofram de diabetes.
 
Efeitos colaterais do consumo de gengibre
Há relatos de azia, diarreia e desconforto estomacal após o consumo de gengibre. Neste caso, ele deve ser excluído da dieta.
 
Interações com o gengibre
O gengibre retarda a coagulação sanguínea, sendo contraindicado para pacientes que já fazem usos de medicamentos anticoagulantes por aumentar o risco de hematomas e sangramentos. A raiz ainda diminui os níveis de glicose no sangue, podendo ser perigosa para quem toma medicamentos para controle do diabetes. Como eles já tem a função de reduzir o açúcar no sangue, o consumo do vegetal pode reduzir ainda mais a glicemia, oferecendo perigo de hipoglicemia ao paciente.
 
Também devem se precaver indivíduos que fazem uso de medicamentos para diminuição da hipertensão. A raiz age de forma a diminuir a pressão arterial, que pode ficar muito baixa com o uso concomitante do remédio, oferecendo riscos cardíacos ao paciente.
 
Quantidades recomendadas de gengibre
Embora não exista uma quantidade adequada de ingestão estabelecida, estudos sugerem que benefícios podem ser alcançados com o consumo de 2 a 4 g de gengibre por dia.
 
Para obter os benefícios termogênicos do gengibre, o ideal é o consumo diário, mas dentro de um limite estabelecido para que o aumento do metabolismo não se torne prejudicial. No caso do gengibre, é recomendada uma fatia média ou uma colher de café da forma em pó.

Copyright Rede SBC Brasil. Todos os direitos reservados.

A “Rede de Notícias Online” trata-se de Projeto panteado junto ao INPI e Cartório de Registros e Documentos para jornalistas e empresários. É expressamente proibida a sua reprodução do Conteúdo e Plagiar o Projeto desta Rede de Notícias Online no Território Nacional, sujeito às penalidades previstas pelo CPB por roubo violação de Propriedade Intelectual.

 

SBC Mafra
Sinvalgo Campell
Jornalista e Diretor Proprietário
Contato (47) 9713-0898

A "SBC Mafra" - Agência de Notícias com sede nesta cidade de Mafra (SC), se trata de uma franquia nesta cidadede gerada pela franqueadora "Rede SBC Brasil" - uma empresa da Editora SISTEMA BRASIL DE COMUNICAÇÃO SC LTDA inscrita no CNPJ 01.975.366/0001-49
Fundação: 14 de abril de 1988 em Rondonópolis (MT) com sua SEDE NACIONAL
Endereço: SAUS Q. 11 – Bloco G – Entradas 11 e 20 – Ed. CNT – 11 andar – 70070-944 – Brasília/DF e SubSede Regional: Rua Alzira Santana 170, C 01 - Centro Sul - Várzea Grande (MT)
Nós da Rede SBC Brasil, DECLARAMOS para todos os fins de direito que, o franqueado acima descrito é o verdadeiro e legítimo detentor e propreitário desta franquia nesta cidade.

Todos os conteúdos que aqui se encontram veiculando nesta Afiliada da Rede SBC Brasil (Franqueada - SBC Mafra) são de inteira responsabilidades de seus autores e ou idealizadores. Nem todos representam e nem expressam a opinião desta Empresa local nem da matriz.

A Rede "SBC Brasil" Nacional, se trata de um projeto independente de suas agências franqueadas, por conta disso, não tem nenhuma responsabilidade por conteúdos veiculados e nem pelos "veiculando" em franqueadas afiliadas no Brasil e nem no exterior. Cada uma é responsável pela sua Concessão e publicações. 

Versão Normal Painel Administrativo